domingo, 3 de fevereiro de 2019

Star☆Twinkle Precure 01 - Começando com o pé direito!


Mais um ano, mais uma estreia de Precure!
Star Twinkle já começou muito bem, conseguindo mostrar que não se intimidaria após a temporada fantástica que foi Hugtto! Precure. O tema dessa temporada é imaginação, tema esse que já vem acompanhado de assuntos que muito me agradam, como por exemplo: Astronomia e mitologia. Por causa disso eu já tinha boas expectativas de que seria algo que eu iria gostar, mas ainda assim acabou sendo muito acima do que eu imaginava (Trocadilho não intencional).
O episódio já abre com uma amostra do que a nossa protagonista, Hoshina Hikaru, é feita. Livros e mais livros sobre astronomia, sobre o mundo, posteres de filmes sobre o espaço, filmes de aliens, enquanto ela olha em um telescópio e desenha constelações.

A forma que os cenários são desenhados é linda e bastante significativa.
Grande estante cheia de livros, seu próprio telescópio, queria eu ter esse dinheiro. ;-;

Todo esse fascínio é a primeira coisa que o anime escolhe mostrar, pois isso, junto com uma outra pequena cena mais para frente, são elementos cruciais que representam o modus operandi da mente da Hikaru.
Embora em personalidade eu não tenha absolutamente nada a ver com a Hikaru, imaginação fértil e a vontade incessante de mergulhar nos tópicos que você tanto adora são características que compartilhamos, como tal, ela ganhou minha simpatia rapidamente.

A Hikaru trás à tona uma das coisas mais importantes que se deve sempre considerar, a busca por conhecimento, ir atrás do desconhecido ao invés de rejeitá-lo. Nesse âmbito, naquela pequena cena entre ela e o avô, talvez já seja um foreshadowing para um possível conflito com alguém de uma geração mais antiga, e que prefere manter o status quo, achando esse tipo de coisa bobagem.
Nas cenas seguintes temos uma ótimas sequência de construção de ambientação, a usagem da fotografia, junto da estética que puxa mais para algo estilo anime antigo, além dos cenários em aquarela, constroem uma atmosfera muito agradável que imersiva.

Eu adorei essa imagem.
Eu já falei que achei os cenários bem bonitos e significativos?

Inclusive, achei uma jogada realmente inteligente a forma que escolheram desenhar os cenários. Tem um significado a mais usar aquarela em uma temporada cujo principal tema é a imaginação, pois a imaginação está diretamente ligada a arte, e os cenários em aquarela dão a impressão de que são pinturas. É uma jogada relativamente simples, mas que já ganha pontos pela criatividade.

Por outro lado, uma certa cena já não é tão simples assim. A parte em que Fuwa está vendo umas flores, para qual Hikaru diz que se chamam Dandelion (Dente-de-Leão), e então as sopra para o céu, carrega alguns simbolismos bem interessantes.
A Dandelion é uma flor com alguns simbolismos bastante significativos tanto para a Hikaru, quanto para o anime em si. A flor simboliza, antes de mais nada, o Sol (Quando a cabeça é dourada), a Lua (Quando a cabeça é a esfera branca) e as estrelas quando ela é soprada aos céus, o que é tudo ligado a astronomia, que por sua vez é um dos temas principais do anime. Mas não é só ligado a isso, mas também a uma velha superstição da Dandelion: Quando uma pessoa sopra as sementes brancas da flor para os céus, acredita-se que ela teria seus desejos realizados.

Por trás de uma simples cena, muitos significados se escondem por trás.
Qual seria o desejo de Fuwa? 

Não parando por aí, a flor ainda trás outro significado relevante, porém dessa vez para a Hikaru como personagem. A Dandelion simboliza também a inteligência emocional, para pessoas capazes de entender certas coisas sem precisar se esforçar para aceitá-las, "pessoas com forte inteligência emocional entendem como as emoções funcionam e como se salvar da dor. Esta é uma habilidade importante para se ter na vida e aqueles que lutam contra ela podem achar difícil entender as relações humanas." para referenciar o texto de um site sobre o significado da flor.

Apesar de já na primeira metade ter muitos indícios disso, é na segunda metade, logo após a cena da flor, que mostra esse aspecto da Hikaru. Ela tem essa inteligência emocional, por isso é capaz de aceitar certas coisas (Criaturas misteriosas, alienígenas e tudo mais) com maior facilidade. Talvez seja justamente por esse aspecto que ela possuí tal adoração por astronomia, mitologia, ocultismo e outros assuntos do tipo. Isso é um ponto importante para entender a maioria das ações dela ao longo do episódio, como no momento em que levam a Fuwa para a nave, em que a Hikaru rapidamente absorve a situação e corre para dentro..
Um último simbolismo menos importante é o de que a flor simboliza perseverar e sair vitorioso em situações difíceis ou dificuldades da vida no geral.

Aquele momento em que os Sayajins chegam na Terra.
A grande ironia do episódio foi em certo momento a Hikaru dizer que estava sem energia. Energia é o que não falta!

O primeiro vilão que surgiu é obviamente baseado na Kappa do folclore japonês, e suponho que os outros seguirão essa ideia, a ideia de usar criaturas dos mitos. A mitologia faz parte do tema da série, afinal.
O episódio deu bastante foque nos pormenores que deu uma satisfação a mais em assisti-lo, como por exemplo a Lala falar outro idioma e só conseguir se comunicar com a Hikaru no final do episódio graças a Fuwa. A movimentação das personagens estavam bem detalhadas, o que deu bastante vida ao episódio. Ou mesmo a pertinente referência a George Adamski.
As cenas de ação foram ok, tirando a parte da movimentação das personagens que eu citei anteriormente, não teve nada de muito chamativo. A cena da transformação estava bem bonita como se era de esperar. A trilha sonora parece estar no ponto, algumas já me chamaram bastante atenção.

Star Twinkle já começou mostrando bastante potencial, seu tema abre muitas possibilidades, tal como a imaginação pode ser ilimitada, e esse episódio deixou muitos indícios de caminhos bem interessantes que pode seguir. Ainda é só 1 episódio de cerca de 50 que terão, então ainda há muito pela frente, é difícil tentar prever muita coisa, mas tenho boas expectativas pelo que está por vir. No aguardo do próximo episódio!