sábado, 2 de março de 2019

Star☆Twinkle Precure 04 - O Sol radiante


Chegando em mais um episódio de apresentação, Star Twinkle entrega mais um episódio bastante divertido e com alguns elementos muito interessantes.
Dessa vez foi o episódio de apresentação da Elena. Em partes, foi um episódio bem padrão da franquia, o que não necessariamente é algo ruim, muito pelo contrário já que o padrão da franquia é bem positivo. Porém, em outra parte também o episódio se destacou por alguns elementos que, como antes mencionados, deram um brilho a mais ao episódio.
A Elena é uma personagem bem carismática, com bastante talento para atividades físicas e muito ocupada com a loja da família e seus irmãos mais novos. Em suma, é uma personagem que trás a atividade, a agitação, o movimento do dia a dia, incluindo estudos, trabalho, família e diversão. De certa forma, essa é uma forma de representar o sol, o dia, o período onde você tem que colocar seus afazeres importantes em prática.

Quem precisa de Oliver Tsubasa quando se tem Elena Amamiya?!

Elena é a representação do sol. O nome Elena em si é, de certa forma, conectado com o nome Hélio, deus do sol da mitologia grega (Não é exatamente Elena, mas sim uma variação do nome, Helen). Esse em contra-partida é irmão de Selene, deusa da lua, nos mitos e Cure Selene é o nome da transformação da outra personagem brevemente apresentada nesse episódio, Kaguya Madoka. Não coincidentemente as duas astros da escola.
Segundo os mitos, Hélio era constantemente associado a cor dourada, incluindo cabelos loiros, longos e ondulados, tal como a Elena. Dois dos seus principais símbolos são a aureola solar e o girassol. Além de conexões um pouco mais ambíguas, como Hélio ser dito como alguém que podia "ver tudo", e a Elena ser mostrada como alguém deveras observadora (Só nesse episódio tivemos o caso da bola de futebol e a luta da Hikaru e da Lala, mas também vimos no episódio 1 e 3 momentos desse tipo).
Esse tipo de detalhe é o que me referia ao dizer que esse episódio foi um pouco mais especial do que o padrão. A Elena é uma personagem muito bem pensada, e isso a torna muito mais interessante, ao menos para mim.
Claro, não posso deixar de mencionar o fato dela ser uma personagem negra e, aparentemente, de origem hispânica. É um aspecto valioso em uma franquia que sempre foi inclusiva, e nunca tentou forçar esse tipo de aspecto, sempre tratando com naturalidade.

Pinta debaixo do olho é um tipo de detalhe de design bem específico que eu gosto bastante.

O pouco tempo de tela da Kaguya já foi relativamente eficiente, visto que ela já de cara foi descrita como alguém realmente inteligente, e já demonstrou desconfiar que das garotas.
Mas mais do que isso, o fato das suas únicas cenas serem ou em plano de fundo ou em um local sombreado onde sua silhueta ganhe um tom menos claro foi um detalhe que me chamou atenção. Elena e Kaguya são representações do sol e da lua, respectivamente, logo, o fato do sol ainda estar "no céu" faz com que a lua ainda não se destaque. Apenas agora que "o sol se pôs", é que a lua aparecerá, no caso no próximo episódio. É um detalhe bem pequeno que eu provavelmente não notaria, não fosse por mostrar tão especificadamente a Kaguya na sombra, enquanto a Hikaru e a Lala estavam na luz solar, inclusive em planos onde mostrava ambos os lados, dando mais enfoque nessa distinção. Mas tudo isso me deixa mais animado para o episódio dela!

Em termos de mitos e folclore, ela é a personagem que pode trazer os aspectos mais interessantes. No aguardo!

Ademais, a transformação da Elena estava muito bonita, e a voz dela enquanto cantava a música na cena de transformação também. O ataque dela é uma boa referência ao March Shoot da Cure March, tal como a Cure Sunny e a Cure Rouge, estava bem caprichado e até agora sem dúvidas é o melhor ataque mostrado até então.
Vimos também mais dos vilões, e claramente temos alguns aliens bem estranhos ali. O mundo deles visto de longe é bem interessante, embora de perto pareça bem menos atraente. Eu nem parei para pensar muito sobre no que cada um daqueles vilões são baseados, o que é bom pois facilitou escrever essa review. Mas eventualmente eu tocarei no assunto mais a fundo. O grande vilão da história parece estar adormecido/selado em um cristal, o que também é um padrão da franquia, mas vamos ver como irão desenvolver isso.
Em todo caso, foi um ótimo episódio de apresentação, que rendeu bastante comentário. A Elena pelo visto será uma personagem que eu vou gostar bastante, se continuar tendo um bom desenvolvimento ao longo da temporada. Estou animado para essa temporada, então torço para que consigam aumentar ainda mais o nível daqui para frente!

Pode não ser a intenção dos criadores, mas que ela é muito mais imponente que a Cure Star e a Cure Milky, ela é.